Ser Anglicano

Ser Anglicano Significa

- Ser parte da Igreja de Cristo, sem excluir ou isolar-se de outros Cristãos.

- Participar da vida do povo de Deus, com suas alegrias e tristezas.

- Pertencer a uma comunidade onde cada pessoa é respeitada em sua individualidade e pode utilizar os seus talentos.

- Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com a razão.

- Estar disposto a celebrar a unidade na diversidade.

- Considerar com seriedade as Escrituras Sagradas, sem crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente.

- Preferir a liberdade em Cristo, mais do que a uniformidade de opiniões.

- Sentir devoção e reverência pelos Sacramentos, sem tentar definir cada ponto desses grandes mistérios.

- Conceber o ministério como dever e privilégio de todos os baptizados.

- Insistir na moralidade (aquilo que é bom e edifica) e evitar o moralismo (que define a salvação decorrente de uma conduta e não pela obra de Cristo).

- Participar da herança apostólica, a fé no Evangelho de Cristo.

- Ser parte de uma história antiga e sagrada, que se renova a cada dia.

- Crer que a Igreja é de todos e que todos têm o privilégio de sustenta-la segundo a possibilidade de cada um.

- Participar da administração e do governo da Igreja segundo a ordem estabelecida.

- Pertencer a uma família internacional, intercultural e inter-racial que por mandato de Cristo, proclama o Evangelho até o último recanto da terra.

(Cartaz afixado na Catedral de Cantuária em 1988, por ocasião da Conferência de Lambeth).