Avaliação do Plano Pastoral e de Missão em 2005/06

Reunião de Avaliação do Plano Pastoral 2005/06

«Sejam Alegres na Esperança que têm» (Rom. 12,12)

Paróquia de S. João Evangelista

12 de Julho de 2006

Introdução

No passado dia 12 de Julho, um grupo de membros da paróquia de S. João Evangelista, realizou uma reunião, que teve como objectivo, a avaliação do trabalho realizado no primeiro ano (Setembro 2005 a Julho de 2006) do plano pastoral que está a ser desenvolvido. A reunião decorreu num ambiente fraterno e aberto e permitiu já elencar áreas/actividades que se consideram importantes para o futuro.Estiveram presentes: Pároco José Jorge, Jaime Dias, Joana Pina Cabral, José Sequeira, Mariana Sequeira, Rosa Morais, Helena Pina Cabral, Luís Massa, Matilde Fernandes e Benjamim Fernandes.

1ª Área - «Comunidade que Evangeliza o Povo e Educa a Fé dos seus fieis»

Tema do plano pastoral – A existência de um tema orientador permitiu unificar mais as diversas actividades realizadas embora não fosse muito perceptível se os membros da comunidade aprofundaram e compreenderam o sentido da «Esperança Cristã». Dado que o plano pastoral se desenrola por três anos, será definido, para 2006/07, um novo versículo orientador inserido na temática da Esperança.

Estrutura de coordenação/apoio ao plano pastoral - O Pároco deu conta da sua dificuldade em criar ao longo do ano um grupo coordenador do trabalho a realizar. Questionou-se sobre o tipo de grupo a constituir e o âmbito das suas funções.

Jovens – Foi referida a existência na comunidade de um grupo de jovens que na sua maioria são filhos de membros da Igreja. Estes jovens embora não muito regulares na sua presença dominical têm aderido e participado nas actividades que lhes são propostas quer de natureza litúrgica quer paroquial.

Foi proposta a organização de duas ou três actividades ao longo do próximo ano extra Escola Dominical para que estes jovens aprofundem a sua caminhada cristã e fortaleçam o sentido de grupo.

Espaço de Oração – Foi sentida a necessidade de um espaço de oração para além da celebração dominical. Dado que já existe o compromisso mensal de oração com a Serra do Pilar à terceira 5ª feira do mês ponderou-se a possibilidade deste novo espaço de oração ser mensal e realizado na primeira 5ª feira de cada mês. O pároco salientou que este novo espaço de oração poderia ser animado pelos leigos.

Sociedade de Senhoras – Foi realçada a importância de revitalizar o encontro de oração mensal que as senhoras realizam no primeiro Sábado de cada mês. Seria um espaço mais vocacionado para o feminino que também servisse de acolhimento e integração de outras senhoras.

2ª Área – «Comunidade que celebra a liturgia e ensina o povo a orar»

Vivência litúrgica – Dado que não se realizaram ainda homilias temáticas sobre o sentido e a beleza do acto litúrgico tal deverá ser visto como uma prioridade futura.

Presença no Culto dominical – Importante consciencializar todos para o «ministério da presença» nos cultos dominicais. Avançou-se com a possibilidade de se organizar um plano de transporte de membros (idosos, mais fragilizados) ao culto dominical.

Ministérios litúrgicos – Prevê-se a instituição de 2 leigos como ministros extraordinários da comunhão.

Música – Foi referida como muito positiva a participação de um pequeno coro nas celebrações da Semana Santa. Vai-se procurar organizar um pequeno Coro para animação musical da liturgia de uma forma regular ao longo do ano litúrgico. Dada a existência de 2 jovens que tocam instrumentos musicais será de aproveitar a sua contribuição. A escala de organistas está a funcionar bem.

3ª Área – Comunidade Aberta e Solidária

Visitação – Importante criar um grupo para esta função dada a existência de pessoas idosas e doentes na comunidade.

Relação com a AETP – Será de incluir na oração pública dos fiéis, uma oração específica pelo trabalho da AETP relacionando deste modo o social com o espiritual e vice-versa. Importante continuar a partilha de informações paroquiais com as famílias das crianças da Associação e procurar criar espaço de formação/catequese para estas crianças. Procurar aumentar o nº de sócios da AETP de entre os membros das paróquias do Torne, Prado e Bom Pastor e a informação sobre o trabalho social realizado.

Relações Ecuménicas – Muito positivo o intercâmbio mensal com a comunidade católica romana da Serra do Pilar. Deve-se procurar envolver outras pessoas neste intercâmbio para além das habituais. Procurar outras vivências ecuménicas que não apenas com comunidades católicas romanas.

Bolsa Diogo Cassels – Foi lançada no decorrer do culto dominical e aumentou o nº de contribuintes. Prestou no decorrer do Ano Lectivo 2005/06 um efectivo apoio a diversas crianças e famílias.

Algumas opiniões emitidas no decorrer do encontro :

«Não estava à espera de resultados. O Site permitiu dinamizar o tema do plano pastoral» - Jaime

«Celebrações Eucarísticas foram mais cativantes para os jovens» - Matilde

«Os jovens não assistem à Eucaristia porque estão na Escola Dominical e seria importante ouvirem as homilias» - Mariana

«Temos que saber concretizar mais as ideias que vão surgindo» - Joana

«Ensaiando os hinos e cânticos antes do começo da celebração não só enriqueceria o culto como poderia contribuir para uma maior pontualidade de todos» - José Sequeira

«Por vezes o som do órgão está muito alto e abafa as vozes» - Benjamim

«As empresas e os bancos definem sempre para cada ano uma ideia central de trabalho e os objectivos a alcançar de forma a mobilizar os trabalhadores» - Helena

«Algumas pessoas da vizinhança continuam a não perceber que o culto está aberto a todos» - Rosa

«É necessário fazer mais trabalho com este grupo de jovens que já levantam outro tipo de exigências» - Luís