No dia 18 de janeiro realizou-se a Celebração Nacional de abertura da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - Opção pela Paz e Diálogo.
Entre 18 e 25 de janeiro, as Igrejas cristãs em Portugal uniram-se no Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos, reafirmando o compromisso pela paz, reconciliação e diálogo.
A celebração nacional de abertura, organizada pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e pelo Copic-Conselho de Igrejas Cristãs, com o apoio da Comissão Ecuménica do Porto, realizou-se na nossa Paróquia S. João Evangelista da Igreja Lusitana.
O bispo D. Jorge Pina Cabral destacou: "Celebrámos uma opção pela paz, pela reconciliação, pela compreensão e pelo diálogo – valores cada vez mais necessários no nosso mundo."
A homilia foi proferida pelo Bispo Sifredo Teixeira, da Igreja Metodista, e pelo Bispo D. Roberto Mariz, bispo auxiliar do Porto, que partilharam palavras de reflexão sobre a importância da unidade cristã.
Durante a celebração, foram ainda prestadas sentidas homenagens ao Diácono Peter Eisele e ao Bispo D. Manuel Felício, pelos seus importantes e dedicados trabalhos em prol da causa ecuménica em Portugal, exemplos de entrega e compromisso com a unidade cristã.
Este ano, o tema «Crês nisso?», inspirado no diálogo entre Jesus e Marta (Jo 11, 26), recorda os 1700 anos do Primeiro Concílio Ecuménico de Niceia, que procurou superar divisões e encontrar convergências na fé cristã.