Uma apresentação e um Convite

Uma apresentação e um convite para si!

A Paróquia de S. João Evangelista (Igreja do Torne) é uma comunidade cristã que faz parte da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana. O centro da sua actividade é a celebração Eucarística Dominical, com início às 11h00. Ao Domingo a comunidade reúne-se para acolher a proclamação da Palavra de Deus, celebrar o Sacramento da Eucaristia e vivenciar a fraternidade cristã. É uma Igreja constituída por crianças, jovens, adultos e idosos de diversos meios e contextos sociais. Pretende ser uma comunidade familiar e fraterna capaz de acolher todos aqueles e aquelas que a procuram em busca do conhecimento e da vivência do Amor de Deus para as suas vidas.

Na celebração Eucarística Dominical, presidida por um ministro ordenado, é seguido o rito litúrgico tal como está contido no livro de liturgia da Igreja Lusitana. Seguindo a tradição da Igreja os fiéis presentes têm uma participação activa no desenrolar da celebração, particularmente na entoação por todos de cânticos e hinos e na participação nas preces e acções de graças contidas na Oração dos Fiéis. Após o rito de acolhimento e o acto penitencial, as crianças presentes são orientadas por monitores para a Escola Dominical (tempo de catequese) regressando à celebração para a participação na comunhão eucarística. Especial destaque é dado à participação das crianças nas celebrações através de orações, cânticos e mensagens próprias para os mais novos. Também todas as quartas-feiras, ás 9h00, é celebrada a Oração da Manhã.

Actualmente, e de acordo com o lema sinodal e pastoral «A Igreja de Deus para o Mundo de Deus», é dada ênfase à evangelização e educação da fé – à celebração da liturgia e oração – e à dimensão da fraternidade através da solidariedade com os mais necessitados, sejam ou não membros da paróquia. Neste contexto, e para além das celebrações litúrgicas, são diversas as actividades realizadas ao longo do ano abrangendo, entre outras, reuniões de oração e estudo bíblico, visitação fraterna, oração e cooperação ecuménica com outras Igrejas cristãs e tempos de convívio e de lazer.

A si, que nos visita através desta página da Internet, convidamo-lo(a) a conhecer melhor a vida e a missão da nossa comunidade, participando na celebração Eucarística Dominical ou contactando qualquer um dos responsáveis da paróquia. Todos(as) serão bem vindos !

jaime6

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo

e o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo

estejam sempre consigo. Ámen.

Revº Jaime Dias
Pároco e presidente da Junta Paroquial